Quando assistimos a algo – seja lá o que for, filme, série ou anime –, todos nós procuramos nos identificar com alguém nas histórias que nos são contadas. Parece que isso dá um sentindo maior àquela determinada trama. Acredito que toda garota, principalmente, compartilhe desse mesmo sentimento. E é muito mais emocionante quando a personagem em questão não está apenas existindo no enredo, mas sim representando valores, lutando por aquilo que acredita, sendo forte da sua maneira.
Pensando nisso, este post traz um TOP 3 de personagens femininas fortes do universo das animações japonesas que você precisa conhecer.
Asuna Yuuki (Sword Art Online)
Em 2022, os jogos de realidade virtual são bastante famosos. O jogo mais aguardado daquele ano é o Sword Art Online, no qual o universo dos jogadores passa a ser Aincrad, um gigante castelo flutuante com o total de 100 andares, cada um representando um nível a ser ultrapassado. O personagem principal é Kirigaya Kazuto – mais conhecido como Kirito –, que logo nas primeiras horas de jogo percebe que há algo errado. E sua intuição não falhou.
Após alguns eventos, o criador do jogo, Kayaba Akihiko, informa que a única maneira de sair do jogo seria derrotando o centésimo chefão e que morrer dentro de SAO significava morrer na vida real também. Dentre os aliados que Kirito vai fazendo ao longo da história, está Asuna Yuuki, vice-líder da guilda dos Cavaleiros de Sangue. Apesar de parecer a "donzela em perigo" em alguns momentos, é visível todo o potencial da personagem, cuja habilidade de destaque é a luta rápida.
Sendo uma das poucas meninas dentro da realidade virtual de SAO, ela ganha bastante notoriedade, inclusive pelos próprios jogadores. Sem perder a humildade e bondade, Asuna dá o seu melhor para se manter viva dentro – e fora! – do jogo. É na segunda temporada, porém, que ela ganha maior participação e reconhecimento na série, não é a toa que a segunda parte da temporada deu uma atenção bem mais expressiva a ela do que ao próprio personagem principal.
Confira aqui o trailer do anime. E as duas temporadas de Sword Art Online estão disponíveis no Netflix.
Mikasa Ackerman (Shingeki no Kyojin)
Em Shingeki no Kyojin, a humanidade vive rodeada por enormes e extensas muralhas para se defender de criaturas gigantescas e mortíferas, os Titãs. Os humanos lutam para recuperar os territórios perdidos e também descobrir os mistérios acerca do surgimento desses seres bizarros. Logo que Mikasa Ackerman aparece no anime, percebe-se que ela não é nada frágil e muito menos precisa de ajuda para ser protegida; pelo contrário, é ela quem protege os amigos das enrascadas.
Devido às suas notáveis habilidades e inteligência fora do padrão, Mikasa foi classificada como a primeira de sua classe durante o treinamento militar, sempre mantendo-se calma e no controle da situação, por mais crítica que ela seja. Ao lado do soldado Levi, ela é provavelmente a melhor combatente que o exército tem ao seu dispor e não se amedronta quando se vê diante de um Titã. O mais legal é ela fazer tudo isso com naturalidade, sem sentir a necessidade de se provar no ambiente em que vive.
Confira aqui o trailer de Shingeki no Kyojin. É possível assistir ao anime pelo Youtube.
Confira aqui o trailer de Shingeki no Kyojin. É possível assistir ao anime pelo Youtube.
Nanami Momozono (Kamisama Hajimemashita)
Logo no primeiro episódio, a protagonista de Kamisama Hajimemashita é expulsa de casa por cobradores, após ter sido abandonada pelo pai, que fugiu das dívidas. Agora sozinha e sem grandes perspectivas, Nanami Momozono salva um homem de ser atacado por um cão. Ele para para escutar a história dela e, sensibilizado, oferece a própria casa como abrigo. Ao chegar lá, Nanami descobre que o lugar é, na verdade, um templo inabitado por humanos e que – veja só! – ela é a nova Divindade local.
Muito louco, não é? E Kamisama Hajimemashita parece ser um grande clichê quando o youkai do templo cai pelos encantos da garota doce e espontânea. Mas Nanami abraça as responsabilidades de ser uma Divindade e, apesar de contar com a ajuda de Tomoe e outros personagens, ela vai em busca das suas próprias soluções e nunca pensa em desistir, mesmo diante das situações que parecem ser mais improváveis. É impossível não se encantar por ela e torcer para que tudo dê certo.
Na falta de um oficial, aqui está o fan-trailer de Kamisama Hajimemashita. Você consegue assistir ao anime pelo Youtube!
Na falta de um oficial, aqui está o fan-trailer de Kamisama Hajimemashita. Você consegue assistir ao anime pelo Youtube!
Bônus
Que os filmes do grande diretor japonês Hayao Miyazaki fazem sucesso pelo mundo todo, não é nenhuma novidade. Mas já parou pra pensar nos motivos desse êxito enorme? Um deles é o fato de grande maioria – se não todos – dos filmes do Studio Ghibli têm como protagonistas personagens femininas, fortes e de bastante caráter. Se fosse falar sobre cada uma delas, haveria de ter uma postagem apenas pra elas. Só que esse bônus não foi feito a toa, por isso terá um mini TOP 3 aqui dentro.
A começar por Chihiro, provavelmente a personagem mais conhecida de Miyazaki e figura central do filme vencedor do Oscar de Melhor Animação, "A viagem de Chihiro". A garotinha de 10 anos é mimada e acredita fielmente que todo o mundo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, fica furiosa. Na viagem, os seus pais acabam se perdendo e vão parar diante de um túnel um tanto diferente. Chihiro os segue na decisão de entrar no túnel e descobrem uma cidade deserta.
Enquanto eles param para comer, a menina vai passear, mas tem uma surpresa bastante desagradável ao voltar. É a partir disso que a jornada começa, em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos e no qual os humanos não são bem-vindos. Chiriro precisa lidar com sitações complicadas e aprende a ser independente, o que faz com que ela amadureça de forma notável ao longo de sua aventura. Ela se torna mais responsável, autônome e altruísta. Logo, você se vê torcendo para que tudo termine bem.
Assista ao trailer de "A viagem de Chihiro"!
Assista ao trailer de "A viagem de Chihiro"!
A segunda personagem vem do filme "O castelo animado". A heroína da vez é Sophie, que tem 18 anos e trabalha na chapelaria de seu pai. Um dia, em uma de suas raras idas à cidade, ela conhece Howl, um mágico bastante charmoso, mas de caráter duvidoso. Uma feiticeira, então lança uma maldição sobre Sophie por confundir a relação existente entre ela e o mágico, transformando a aparência da jovem em uma senhora de 90 anos.
Desesperada com a nova imagem, Sophie parte em busca do Castelo Animado de Howl, mas esconde a sua verdadeira identidade para conseguir ficar ali dentro e acaba se envolvendo com os demais moradores. Para reverter o feitiço, a menina passa por poucas e boas, sem nunca desistir mesmo quando a sorte não parecia jogar a seu favor. Logo, percebeu que estava dentro de algo maior, mas venceu os obstáculos com paciência, determinação, carinho e otimismo, conquistando todos ao seu redor.
Confira o trailer desse *fofíssimo* filme.
Confira o trailer desse *fofíssimo* filme.
E em terceiro lugar nesse TOP 3 – Bônus, mas não menos importante, vem a Princesa Mononoke, cujo título do filme leva o seu nome. A história segue o príncipe Ashitaka, que, ao matar um javali possuído por um demônio, recebe uma maldição que vai o matando aos poucos. Em sua busca para cura, descobre uma cidade que explora recursos naturais da floresta para fomentar as guerras. É aí que entra San, a princesa Mononoke.
Criada desde criança pela deusa Moro, uma loba gigante, San é uma jovem guerreira e selvagem, que se torna protetora dos animais e da natureza, lutando contra o povo da Cidade de Ferro para proteger a sua casa – a floresta. San ganha destaque por ser a protagonista feminina, mas todas as mulheres do filme são figuras fortes, corajosas e cheias de garra, além de não se deixarem se abater com as piadinhas vindas do seu próprio clã.
E aqui está o trailer de "A princesa Mononoke".
Para encerrar, deixo o que Miyazaki disse certa vez sobre as suas criações. "Muitos filmes meus têm fortes personagens femininas como protagonistas: garotas auto-suficientes que não pensam duas vezes antes de lutar por aquilo que acreditam. Elas podem precisar de um amigo ou de um braço direito, mas nunca de um salvador." Fofo e inspirador, não é? Seria incrível se pudéssemos ver personagens como as de Miyazaki e as outras listadas anteriormente com muito mais frequência em diversas produções.
Você já conhecia algumas dessas personagens? Quais outras você acha que poderiam fazer parte dessa lista? E não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Até semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário