Termo que se popularizou através da internet e é usado para para se referir a um grupo de pessoas que são fãs de determinada coisa (artista) em comum, os Fandons ganharam maior visibilidade com o advento da internet. Diminutivo da expressão em inglês fan kingdom, Fandom significa "reino dos fãns", em tradução literal.
Muito comuns na internet, os seus membros costumam discutir virtualmente todos os assuntos relacionados com aquilo que são fãs. Algumas vezes, os fandons organizam encontros físicos, para que os membros dessas comunidades possam se conhecer pessoalmente.
Luís Augusto, tem 19 anos e é fã da banda MBLAQ, "por causa do MBLAQ eu comecei a conhecer diversas pessoas na onde eu moro e em diversos lugares do mundo", conta. Além de aprender vários valores de trabalho em grupo que aprendeu por conta do grupo, Luís conta também que pra ser fã de alguma coisa não precisa saber tudo sobre isso.
Os fandoms podem ser considerados parentes distantes dos antigos fanclubs, populares nos anos 1990. A maior diferença entre eles é o uso das redes sociais como principal ferramenta de comunicação e por se articularem para difundir seus gostos para todos os cantos do mundo. E é justamente isso que faz dos fandons parte essencial para o crescimento e movimento da indústria do entretenimento, pois são os principais consumidores (e divulgadores) da mídia.
Mas e você? Faz parte de algum fandom? Conta pra gente e aproveita para nos seguir no Facebook! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário