sexta-feira, 9 de junho de 2017

Palestra de Takayuki Aoki, produtor do estúdio Ghibli


Takayuki Aoki segurando uma pelúcia de Totoro, símbolo do estúdio Ghibli e personagem de um dos filmes

No último domingo (4), os fãs de animes tiveram um grande motivo para comemorar. Pela primeira vez, um produtor do Ghibli – simplesmente o maior estúdio de animação japonesa do mundo – marcou presença em solo brasileiro. Para falar sobre o processo de criação e seus outros projetos relacionados ao estúdio, Takayuki Aoki foi o convidado do centro de exposições Japan House, recentemente inaugurado na Avenida Paulista, em São Paulo.

O produtor trabalha há oito anos no estúdio Ghibli e já participu da produção de filmes importantes e famosos, como "Ponyo", "Vidas ao vento", "O conto da princesa Kaguya" e "As memórias de Marnie". Não só isso, Takayuki Aoki também foi o responsável pelas exposições "Ghibli Architecture in Animation" e "When Marnie was there", ambas realizadas no Japão, além da "Ghibli Expo", uma retrospectiva dos 30 anos de estúdio e que atraiu mais de 500 mil visitantes apenas em Tóquio.

Realmente surpreso com tamanha procura pela palestra (cerca de três mil pessoas apareceram para a pegar a senha, para um espaço em que só cabiam 130), o simpático produtor Takayuki Aoki decidiu realizar a conversa também em um segundo horário (ufa!). Antes de começar a falar, ele perguntou quem ali dentro da sala já havia assistindo pelo menos um filme do estúdio Ghibli e, ao ver que todos levantaram a mão, sem exceção, até fez uma brincadeira:

Nem no Japão tanta gente assistiu aos nossos filmes. 

Ao final da palestra, ele foi atencioso com todos que foram até ele: tirou fotos, autografou papéis e recebeu presentes. Eu também consegui uma foto com o Takayuki! 😊👏🏻🎉

Confira o vídeo que fiz da palestra:


Ghibli Architecture in Animation

Em 2015, no Japão, Takayuki Aoki idealizou uma de suas várias exposições relacionadas ao estúdio Ghibli. Dessa vez, o tema da exposição "Ghibli Architecture in Animation" foram as edificações e estruturas dos mais de trinta filmes feitos até hoje, os quais foram transformados em esculturas em 3D, ricas em detalhes e cores.

Na palestra em São Paulo, Takayuki disse que a ideia para a exposição surgiu da vontade de mostrar para as pessoas todo o cuidado que os desenhistas do estúdio têm quando estão montando os cenários dos filmes, que, por se tratarem de películas em 2D, não conseguem transmitir toda a produndidade e detalhamento com os quais são tratados durante a produção.

Não só isso, ele também quis mostrar que as edificações que são colocadas nos filmes podem se tornar realidade. Por meio das estruturas da exposição, Takayuki teve o objetivo de expor, principalmente para arquitetos, que as edificações dos filmes do estúdio têm condições de saírem do papel.

Ele ainda contou que o segredo para criar tais estruturas nos filmes se divide em duas partes. A primeira "see closely/carefully" (ver de perto/cuidadosamente) requer não apenas o olhar, mas tocar no material que possa servir de base. A segunda "imagine and sketch" (imagine e rabisque) é não só tirar foto de algo da vida real, mas imaginar quem vive ali, o que se faz ali dentro.

Estrutura arquitetônica de “A viagem de Chihiro”, no filme (esquerda) e na exposição de Takayuki (direita)

Processo de criação dos filmes

Na segunda parte da palestra, Takayuki Aoki falou sobre o processo de criação das animações do estúdio Ghibli. Para fazer filmes tão coloridos e sempre ricos em detalhes, o estúdio de Hayao Miyazaki divide a produção em sete grandes e principais etapas. A começar pelo story board, que consiste em traçar as características dos personagens: desde seu nome, sua idade, sua personalidade, sua história até sua fisionomia e suas vestimentas.

Imagem relacionada
Exemplo de continuity
Em seguida, vem a etapa chamada de continuity. Nela, como o próprio nome sugere, dá-se continuidade ao trabalho que foi feito anteriormente no story board. É estimado o tempo das cenas, o que o personagem vai falar, quais objetos ganharão movimento, enfim, tudo o que vai acontecer. A partir desta etapa, já dá para se ter uma noção de mais ou menos quanto tempo aquele determinado filme vai ter de duração, contado em segundos. Quanto mais segundos, mais desenhos feitos e, consequentemente, mais tempo de trabalho.


O layout promove a integração de dois departamentos diferentes do estúdio Ghibli: os projetistas e os desenhistas. Eles pegam o trabalho que foi feito no continuity e acrescentam muito mais detalhes às cenas. Cores, materiais, texturas, sombras, profundidades – tudo em apenas uma folha. Depois, vem key and between animation, que é a etapa na qual se começa a dar movimento aos personagens e cenários, como a intervalação e ritmo dos passos de uma pessoa ou animal e galhos de árvore balançando com o vento.

Daí, para colorir todos esses projetos, principalmente os personagens e outras criaturas vivas, entra o painting. Já para dar cor aos cenários, edificações, luzes e sombras, entra a etapa background. E, por fim, está o picture taking, que, basicamente, consiste em dar os últimos retoques nos projetos, como profundidade e filtros, antes de eles serem todos encaminhados para a digitalização e, enfim, virar o filme que assistimos pronto.

É, não é nada fácil produzir um filme de animação. Para se ter uma ideia, produzir um filme desse tipo, leva-se, em média, dois a três anos até ser concluído. O filme "As memórias de Marnie", então, levou quase oito. Outra curiosidade interessante que Takayuki compartilhou durante a palestra foi a quantidade de folhas desenhadas (que eles chamam de quadros) que são precisas para fazer uma animação. Em um filme com duração de duas horas, faz-se cerca de 100 mil quadros.

Takayuki ainda disse que, apesar de cada etapa contar com sua própria equipe de profissionais especializados, o segredo do estúdio Ghibli está na paixão e na criatividade elevada, antes de qualquer outra habilidade. E não é a toa que que o estúdio de Hayao Miyazaki faz tanto sucesso mundo afora: filmes que contam boas histórias acompanhadas de protagonistas corajosos, cenários super coloridos e trilhas sonoras fantásticas.


Alguém imaginava que dava tanto trabalho para produzir uma animação? Conta pra gente nos comentários e não esquece de curtir a nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade!

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Geek Legends
Três amigas apaixonadas pela cultura pop se juntaram em uma aula de jornalismo online para dar início ao projeto do semestre: a criação de um blog. Reunimos os nossos gostos, que, mesmo fazendo parte de um mesmo universo, podem ser um tanto diferentes, para juntá-los em um único espacinho da internet.