O estúdio de animações japonesas Studio Ghibli é tão famoso que chega a ser chamado de "Disney do mundo dos animes". O diretor Hayao Miyazaki, como já dissemos na postagem sobre personagens femininas fortes, parece conhecer muito bem a fórmula para criar filmes de sucesso: boas histórias acompanhadas de protagonistas corajosos, cenários super coloridos e trilhas sonoras fantásticas. Mas o post de hoje é para mostrar que existem muitos outros filmes por aí, tão bons quanto os filmes do Studio Ghibli, que valem a pena serem assistidos!
Kimi no na wa (Makoto Shinkai, 2016)
No filme Kimi no na wa, a garota Mitsuha Miyamizu é uma aluna do ensino médio, que mora em uma vila pequena e ajuda a avó com as tradições do deus guardião local, Musubi. Já o garoto Taki Tachibana divide os seus dias entre estudar e trabalhar, com o objetivo de ser um grande arquiteto no futuro. Mitsuha e Taki não se conhecem, mas um dia acordam e percebem que trocaram de corpos. Enquanto tentam arrumar uma resposta para este fenômeno e como tentar revertê-lo, os dois também partem em busca de encontrar um ao outro.
O interessante deste filme não é a vida pessoal de cada personagem, mas sim o modo como cada um passa a agir depois que percebem a mudança. Todas as cenas se enrolam, se desenrolam, se quebram e se conectam em algum momento, exatamente como a metáfora das cordas trançadas em homenagem ao deus Musubi, que fala sobre o fluxo do tempo. É um pouco difícil falar sobre esse filme sem entrar em detalhes, pois qualquer coisa a mais já se torna um grande spoiler, mas posso dizer que Kimi no na wa é sobre encontrar o que estava perdido.
5 centimeters per second (Makoto Shinkai, 2007)
Do mesmo diretor do filme anterior, 5 centimeters per second conta a história do garoto Takaki Toono e da garota Akari Shinohara, dois amigos muito próximos e colegas de sala, que são separados quando a família de Akari tem de ser transferida para uma região distante no Japão por motivos de trabalho. Apesar da separação repentina, os dois continuam mantendo o contato através de emails. É então que Takaki descobre que sua família também vai se mudar, só que para ainda mais longe, que ele decide se encontrar com Akari mais uma vez.
O anime é dividido em três partes – ou, como eles chamam, em episódios –, que narram essa história durante diferentes períodos da vida dos amigos: a infância, a adolescência e a fase adulta. 5 centimeters per second mostra o crescimento e o amadurecimento desses dois personagens, mostrando também como cada um vai lidando com a distância a medida em que o tempo vai passando. Como todos os trabalhos do diretor Makoto Shinkai, esse filme não deixa a desejar, mesmo que não retrate exatamente um final feliz.
Hal (Ryoutarou Makihara, 2013)
Neste anime, Kurumi sofre com a perda de seu namorado Hal, que morreu em um acidente de avião. Com o coração partido e agora completamente fechada para o mundo, ela passa a viver os seus dias dentro de uma pequena casa. Mas isso está para mudar quando o seu avô recorre a ajuda de um robô humanoide, chamado Q01. Com a exata aparência do falecido namorado, Q01 é mandado para a casa de Kurumi na tentativa de reverter a situação de desespero e depressão da moça. A partir daí, o robô a visita todos os dias, lutando contra a relutância de Kurumi, que, aos poucos, começa a se abrir para ele.
Apesar da história se passar em um futuro um pouco distante, com robôs e outros avanços tecnológicos no dia a dia das pessoas, Hal consegue construir uma história de amor simples e até mesmo realista, conquistando o público rapidamente em apenas uma hora de filme. Assim como Kimi no na wa, falar muito mais sobre o enredo seria revelar outro grande spoiler, mais especificamente, outro plot twist de deixar o queixo caído. Mas tudo aqui é extremamente encantador e apaixonante, desde os personagens até os gráficos bem coloridos e a trilha sonora.
Algumas curiosidades sobre estes filmes, você confere abaixo no infográfico:
E então, vocês já conheciam algum desses filmes? Acham que outros poderiam fazer parte dessa lista? Conta pra gente! E não esquece de curtir a nossa página no Facebook pra ficar por dentro das nossas atualizações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário